Discursos de improviso - como falar bem

A arte de bem falar requer exercícios e práticas no dia-a-dia que levarão à melhoria da capacidade de se expressar.
Comece respondendo às perguntas abaixo:

1 - Qual sua opinião sobre o uso indevido dos cartões corporativos?
2- Sobre a Educação no Brasil, o que você acredita que deveria ser feito e por quê?
3- Por que você merece ser contratado?
4- Ao fazer um discurso de elogio ou agradecimento aos seus amigos e familiares, numa festa de aniversário, quais temas você abordaria?

Achou difícil ou desconhece algum assunto? É simples, pergunte a parentes ou amigos a opinião deles sobre diversos temas, leia matérias em jornais ou na internet e só depois formule suas conclusões. Assim você estará desenvolvendo a facilidade em se expressar.

Outra forma de treinar o falar de improviso é desenvolver a seqüência de idéias com base em uma série de perguntas. Podem ser as tradicionais:
  • "O que?; Quando?; Onde?; Como?; e Por que?";
  • “O que ocorria antes? Como é a situação atual e o que se espera sobre o assunto?”.

    Algumas sugestões úteis:

1- Lembre-se sempre de cumprimentar as pessoas, claro que de acordo com o ambiente. Ninguém fala “E aí, tudo beleza?” para um futuro empregador, e tampouco falará “ Ilustríssimos colegas” numa reunião entre amigos.

2- Saiba como iniciar a sua fala. Use fórmulas simples como dizer o que pretende falar, contar uma breve história adequada ao que se pretende dizer, usar uma citação ou fazer uma pergunta;

3- Pense rapidamente no objetivo da sua fala. Lembre-se que nem sempre é exigido um aprofundamento, mas ao menos você tem precisa saber o que a ocasião pede: seja deixar uma mensagem, marcar presença, prestar uma homenagem, fazer um agradecimento, compartilhar informações, vender uma idéia ou um produto, ou expor sua opinião.

Uma forma para falar de improviso é desenvolver a seqüência de idéias com base em uma série de perguntas. Podem ser as tradicionais:

  • o que?, quando?, onde?, como?, e por que?;
  • ou outras do tipo: “O que ocorria antes? Como é a situação atual e o que se espera sobre o assunto?”

Pense em uma série de perguntas que o ajudariam a falar sobre o seu trabalho ou suas habilidades para determinada função, por exemplo.

O exercício de formular idéias e pensamentos facilita uma rápida roteirização.

Outra estratégia é vasculhar na sua memória alguns assuntos da atualidade para usar como ganchos para ilustração ou metáfora sobre o que pretende dizer. Pode buscar ainda alguma história ou fato que se relacione com o teor da sua exposição. Por exemplo, podemos fazer uma alusão aos Jogos Pan-americanos 2007, considerando a harmonia que reinou no Rio de Janeiro nesse período como uma chama para a esperança de que tudo é possível quando se tem vontade e fé.
Muitos dos improvisos que ouvimos por aí, e que são verdadeiras peças da oratória, são aqueles em que os autores estudam e estruturam a fala e, na hora “H”, tiram o “improviso do colete” e dão shows de oratória e eloqüência.

A prática é amiga da perfeição e do improviso. Quanto mais praticar e conhecer as técnicas de comunicação e tiver uma boa base cultural para expressar seus pensamentos e sentimentos com facilidade, além, é claro, de estar atualizado, sabendo o que está acontecendo no mundo, no seu país e na sua cidade, mais formará uma poderosa argamassa com a qual poderá fazer excelentes improvisos.

(Fonte: Adaptado do artigo de Reinaldo Passadori - professor de Comunicação Verbal, palestrante, fundador do Instituto Reinaldo Passadori de Comunicação Verbal e autor do livro “Comunicação Essencial” (2003, Editora Gente). Leia o artigo na íntegra clicando no título dessa matéria.)

by Gi-Bom

Um comentário:

  1. você deveria dizer- " você não chegou aqui por acaso você está prestes a alcançar o susseso/ você já é um vencedor por chegar até aqui..." grato.

    ResponderExcluir

Por favor, deixe sua mensagem após o sinal....biiiiip...rsrrsrs

Assuntos