GOLPE DO EMPREGO - aprenda a identificar e se resguardar

Olá Jovem Talento!

Hoje vou falar sobre GOLPES NO MERCADO DE TRABALHO e como aprender a identificá-los.

MINHA EXPERIÊNCIA
Há muito tempo atrás, quando estava em busca do meu primeiro emprego, li um anúncio no jornal, no qual uma empresa (não constava o nome) oferecia muitas vagas, para pessoas de ambos os sexos para trabalhar na área administrativa. O salário era bem atrativo e o melhor: Não exigia experiência! Não pensei duas vezes, "viajei", pela primeira vez, de "Botafofo"(pra mim, é o bairro mais fofo, mais "tudo" da Z. Sul) a Duque de Caxias (eram outros tempos, com ônibus muito antigos, sem ar, num caloraaaaaão).
Chegando lá passei por uma seleção com provas de Português, Matemática e Conhecimentos Gerais, além de entrevistas com pessoas de supostos "setores" diferentes, passando em todas as etapas, até que cheguei na última, que era a conversa com o gerente. Eu estava me sentindo suuuuuper vitoriosa. Minha primeira tentativa, na qual vários candidatos haviam sido eliminados, e eu ali esperando para falar com o gerente, não era possível...estava fácil demais. E esse era o sinal de que algo estava errado. Na conversa, o tal gerente disse que eu teria que sair à rua e vender um curso de informática por X reais. Se eu voltasse com a venda feita, o emprego seria meu.

Outra candidata, que provavelmente deveria fazer parte da quadrilha, me disse que havia sacado o dinheiro do caixa e "fingiu" ter vendido e, por isso, já estava ali pra assinar o contrato.

Bateu uma tristeza, pois apesar do valor ser pequeno, eu não tinha o dinheiro em mãos, nem conta em banco eu possuía. =/

Foi então que comecei a observar o lugar, as pessoas (como se vestiam e a forma como falavam) e alguma coisa dentro de mim falou mais alto e eu saí dali...voltei direto pra casa, muito triste por ter perdido tempo e dinheiro (afinal, as passagens não são gratuitas).

MINHAS OBSERVAÇÕES SOBRE A TAL EMPRESA SEM NOME:
O lugar não tinha cara de empresa, parecia mais um galpão alugado (e era), não era personalizado (com mesas com as "coisinhas" de seus funcionários). O salário que prometiam não era condizente com as roupas que vestiam, afinal quem ganha um pouquinho melhor e trabalha com vendas ao público, tem que estar "apresentável"... sapato com sola gasta (o do gerente tinha dois buracos), sem graxa, camisa branco amarelada puída nos punhos...além de um Português pior do que o Lula nos tempos antigos...não era um perfil de um gerente, de alguém que ganhava bem, ou ainda de alguém que uma empresa teria em sua liderança.

Graças a Deus, sempre fui muito observadora (criticidade é algo que devemos ter e é diferente de ser o famoso crítico, mas deixo para um outro post) e assim escapei da primeira, de algumas, tentativas de golpe de Emprego.

TENHA ATENÇÃO E OBSERVE:

SEMPRE, digo sempre mesmo, desconfie de OFERTAS DE EMPREGOS IMPERDÍVEIS, sem exigir muito do candidato. Salários acima do mercado, com promessas de emprego desde que você se submeta a situações irreais (sair feito uma doida vendendo um produto, que você sequer conhece e sem treinamento, não é postura empresarial).

Desconfie também de consultorias que entram em contato oferecendo vagas exatamente no seu perfil, com salário inacreditável, mas justamente em outra cidade (você arca com os gastos de deslocamento sem nehuma garantia e chegando lá, muitas vezes a vaga não existe e ainda por cima tentam te ludibriar pra comprar ou pagar para ter acesso à seleção).

Desconfie de empresas, que se dizem consultorias e, após apresentarem a vaga dos seus sonhos, dizem que seu currículo não está muito bom, que precisa ser melhorado ou então que você precisa de "treinamento" para a entrevista e para isso cobram um pequeno valor referente aos custos desses serviços (esse foi outro golpe que escapei).

Em alguns bairros, existe um prática suspeita de enviar cartas a diversos moradores, noticiando a existência de vagas, obviamente sem ter um destinatário específico. A carta, na verdade é um convite para uma palestra e no fim das contas, serve para vender um curso de atualização e, no fim das contas, serão gastos sem retorno. Você quer fazer um curso? Ótimo, informe-se sobre empresas sérias, ou matricule-se em cursos de férias que muitas escolas Técnicas e Universidades (particulares e públicas) oferecem.

DICA:
EMPRESAS SÉRIAS de Consultoria de RH e de HH(HEAD HUNTING) NÃO COBRAM dos candidatos, mas sim das empresas que anunciam a vaga! 

Cá entre nós, é uma questão de coerência, afinal a pessoa já está desempregada (ou é estudante) e sem dinheiro, está na luta, e ainda tem que arcar com custos de "Confecção de Currículo ou então, Treinamento para entrevistas(coaching)"?! Seria cômico se não fosse trágico. Mas é o que acontece todos os dias em muitas cidades do Brasil, grandes ou pequenas, e, pasmem, em sites na internet também!

Caso você venha a ser envolvido numa situação dessas, NUNCA MOSTRE que você conhece o golpe, trate a todos com educação, agradeça a oportunidade e diga que já tem uma empresa "trabalhando" o seu currículo. Afinal, você não sabe com quem está lidando e que informações eles têm sobre você.

Outra coisa, quando receber uma ligação seja de uma consultoria ou da empresa contratante, seja EDUCADO com quem está do outro lado da linha (provavelmente uma auxiliar ou assistente de RH, mas que também poderá influenciar na "aceitação" do seu currículo, caso você seja grosseiro. Independente do cargo, todos merecem respeito!) e aproveite para perguntar sobre o cargo, a empresa, o nome e a atuação, e outras informações que julgar necessárias, como horário e lugar de trabalho,por exemplo. Seja breve, mas diga que tais informações são importantes para sua decisão, pois estando à procura de emprego, nem sempre é possível ter gastos, sem saber se você está dentro do perfil da empresa (seria deselegante dizer que a empresa não te interessa).

Salário é meio complicado de perguntar, mas muitas empresas dizem no contato por telefone. Se não informam, segure a sua ansiedade e aguarde até a Dinâmica ou Entrevista. Horário e lugar, você precisa saber para ver se dá para conciliar com seus estudos ou se compensa o tempo que você vai gastar todo dia no trânsito (reflita sobre isso).

Nome da empresa e ramo de atuação servem pra você dar um pesquisada no "são" Google e já ir preparado para a entrevista. É um bom argumento para o caso da recrutadora não querer dizer o nome da empresa. 
Mas neste caso, hummmm...pode ser furada a recrutadora se negar a dizer o nome...melhor desconfiar de uma empresa que "não autoriza" a divulgação do seu nome. Essa prática é muito comum em sites de recolocação e o objetivo é "pescar o curioso" e fazer com que o candidato assine o plano para ter acesso total à oportunidade. Não vou citar nomes, mas existem sites sérios e muitos sites picaretas. 

Com toda uma internet à disposição e, considerando a situação -$$$ do candidato, pra quê gastar dinheiro pra ter acesso às oportunidades?

As empresas estão à caça de profissionais e, para isso, colocam anúncios em jornais, internet, sites, redes de relacionamento e, pode parecer loucura, mas é tão difícil para eles preencher um perfil quanto para os candidatos conseguir o job. 

Ufa! Escrevi pra cacimba (como diria uma conhecida minha), mas espero ter valido a pena...

Lembre-se o golpe está para o que cobiça demais, assim como uma loja de doces que distribui seu estoque gratuitamente a crianças que não têm dentes (situação mucho loca... só em sonhos)

Pergunte-se, converse com seus botões: Eu estou no perfil da empresa? É uma empresa conhecida? O salário é bom demais pra ser verdade e as exigências são mínimas? Se você não tem o perfil, não conhece a empresa e o salário é bom demais e nem precisa de tanta experiência...já sabe né... Você é um banguela numa loja distribuindo doces de graça...heheheh... "Sorte" assim, nem em sonhos!


Se você quiser ler alguns relatos de quem já passou por isso, clique aqui e aqui

Site muito bom sobre Golpes e Fraudes aplicados no mundo real e virtual, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe sua mensagem após o sinal....biiiiip...rsrrsrs

Assuntos