Como ser chamado para uma entrevista

ATENÇÃO: você aumentará suas chances de ser chamado para uma entrevista se seguir atentamente nossas dicas...

Vale lembrar que depois que você envia seu currículo acontece uma etapa de triagem, para separar aqueles que se enquadram no perfil. E logo a seguir o contato por telefone para comunicar o dia da entrevista ou dinâmica.
* O segundo momento é o contato por telefone. Seja cordial com a pessoa que está passando as informações, pois pode ser a pessoa que vai te entrevistar! Avise aos seus parentes e moradores da casa que você aguarda um telefonema e tenha sempre papel e caneta próximo ao telefone - demonstra pró-atividade.
Voltando ao primeiro momento (contato) com a empresa que, geralmente é por e-mail...existem algumas regrinhas básicas para fazer com que seu currículo seja lido:
*Não escreva em caixa alta/caps (TODAS AS LETRAS EM MAIÚSCULA), pois equivale a gritar na linguagem virtual.
* Se for enviar o mesmo currículo para várias empresas, use CCO (cópia carbono oculta), e coloque o seu próprio e-mail no PARA. Assim ninguém saberá para quais empresas você enviou seu currículo (Adote essa postura no seu dia-a-dia qndo enviar msg aos seus amigos, pois é uma maneira de proteger a privacidade alheia).
* Cuidado com o que escreve! Erros de português deixam uma péssima impressão. E as mentirinhas podem ser descobertas no momento da entrevista.
* Nada de escrever CURRICULUM VITAE, é uma prática que caiu em desuso, fica feio.
* Coloque seu nome em tamanho GRANDE no alto da página (msg). Lembre-se de colocar dados de contato logo abaixo. Afinal é o meio pelo qual te chamarão. É importante colocar o endereço. Caso tenha medo, coloque o bairro em que reside e a cidade. Será de extrema importância para a empresa saber se vc mora perto do local de trabalho.
* Depois coloque seu objetivo profissional, que deverá mencionar a área que você tem interesse em atuar: Ex.: Estágio em Recursos Humanos. Gerente de Vendas. Supervisor de Telemarketing.
Algumas das perguntas mais freqüentes (P: Pergunta; R: Resposta; S: Solução):
* O que acontece se eu enviar meu currículo em anexo? R: Será deletado!
Muitas empresas não aceitam anexos (porque essa opção está bloqueada no computador dos funcionários) por questões de segurança, a fim de evitar vírus.
S: Coloque seu currículo na parte em que vc escreve a msg (que se chama CORPO DA MSG)
*Eu estou com a facul trancada ou já terminei o Ensino médio, posso participar do processo seletivo para a vaga de ESTÁGIO? R: Infelizmente não!
O contrato de estágio, por questões legais, só vale enquanto o aluno é estudante e está estudando(não abrange o curso trancado nem concluído).
S: Se vc já concluiu seus estudos ou está parado, mas tem interesse em estagiar - por acreditar que é uma boa oportunidade para ingressar numa grande empresa - o ideal é voltar a estudar (faça uma (outra) graduação; ou pós; ou mestrado...) para poder concorrer a vagas de estágio.
*O que eu devo colocar no assunto do e-mail? E o que acontecerá se eu escrever algo diferente?
R: Coloque apenas as informações ou códigos informados pelo(a) recrutador(a). Ex: Estágio em Turismo - Barra ou então TUR- 004 (código).
Se você colocar algo diferente, provavelmente seu currículo não será lido, porque são muitas mensagens para um mesmo endereço e com assuntos diversos. O código é uma maneira de rastrear a mensagem quando se utiliza um filtro com aquelas palavras. Se você colocou uma palavra diferente, se prejudicou duas vezes: primeiro por demonstrar falta de atenção e, em segundo, porque é possível que não recebam sua mensagem por não ter aquele código ou palavra pré-definida.
*Tenho que enviar foto ou colocar a pretensão salarial? E quanto à carta de apresentação? R: Apenas coloque foto ou pretensão se for pedido.
S: A carta não é obrigatória, mas ao escrevê-la será um diferencial, pois demonstra educação e interesse por parte do candidato. Faça uma carta personalizada, ou seja, para cada empresa ou recrutador, modifique algumas palavras...
Se vc não sabe o nome da pessoa responsável, coloque Prezado (a) recrutador (a)... e termine a carta com Atenciosamente ou Cordialmente (escolha apenas um!). Logo abaixo escreva seu nome e telefone de contato. A carta deve conter um parágrafo com algumas linhas, pois é apenas uma prévia de quem vc é, com a finalidade de despertar a curiosidade do selecionador.

2 comentários:

  1. meu nome e helton e louvo a deus na minha igreja e deus te me tornado capaz de louvar a ele tenho 14 anos e o meu sonho participar dos jovens talentos kids soude familia npara mim e imposivel mais para deus e posivel

    ResponderExcluir
  2. Olá Felip, tudo bem?

    Eu não sei bem o que é o " Jovem Talento Kids", mas apesar do nome em comum com o Blog...não existe qualquer vínculo ou relação.

    Se você tem um sonho, e ele é justo e digno, lute por ele! Deus vai te abençoar!

    Desejo sucesso a você!

    Abs,

    ResponderExcluir

Por favor, deixe sua mensagem após o sinal....biiiiip...rsrrsrs

Assuntos