Dicas para quem procura trabalho

Uma boa formação escolar ajuda na obtenção de uma vaga em processos de seleção?
Sem dúvida. Seja a formação em nível médio ( normal ou profissionalizante ) ou superior, as chances de sucesso nos processos de seleção são maiores quanto melhor for o aproveitamento no respectivo curso. Não basta ir a escola e sim ter aproveitado as aulas e aprendido as lições passadas. Aproveite tudo o que a escola oferece, tire o máximo proveito do conhecimento dos professores. Utilize os recursos da escola, como laboratórios, bibliotecas, esporte etc. Não passe pela escola simplesmente mas absorva o conhecimento oferecido.

Cursos extra curriculares, ou seja, aqueles que não fazem parte da grade de ensino normal dos cursos oferecidos pelas escolas, podem fazer a diferença em processos seletivos?
Como os cursos acadêmicos são muito parecidos e a maioria dos candidatos se preocupam somente em "cumprir tabela" na escola, os cursos extra curriculares podem ser os grandes fatores de desempate que as empresas observam. Cursos como os de idioma ( Inglês e Espanhol em primeiro lugar e todas as demais línguas em seqüência ) são excelentes fatores de desempate nos processos, quando não são fatores eliminatórios. Cursos de informática, técnicas de apresentação, comunicação eficaz entre tantos outros também são muito bem vistos pelas empresas.


Conhecer idiomas pode ser um fator decisivo?
Mais do que fator decisivo, grandes empresas usam o conhecimento de idiomas como fator eliminatório nos processos de seleção. O primeiro quesito analisado, além da formação acadêmica necessária é o conhecimento de línguas. Quanto maior ou mais especializada em determinado setor for a empresa, mais necessário é o conhecimento de línguas. Empresas multinacionais usam esse ítem como pré requisito. O que você está esperando para aprender uma língua estrangeira?


Hoje em dia o computador faz parte de todo tipo de trabalho. Conhecer as ferramentas e saber utilizar este equipamento é tão importante assim?
Saber utilizar o computador e suas ferramentas principais é mandatório em todo tipo de trabalho, até mesmo os mais simples. A dica aqui é dominar esse equipamento e conhecer as ferramentas principais como Word, Excell etc antes de procurar trabalho. Esse conhecimento prévio será visto como um forte diferencial a seu favor. Na verdade, hoje em dia ser diferente é não conhecer as ferramentas de informática quando antes diferente era quem conhecia. Portanto, não deixe para depois, faça cursos de informática.


Quando enviamos um currículo para uma empresa é necessário uma carta de apresentação ou só o currículo já é o suficiente?
O currículo deve vir junto com uma carta onde seu currículo é apresentado. Além de ser mais educado e gentil, a carta de apresentação pode destacar alguns aspectos de seu currículo, chamando a atenção do destinatário para os fatos mais importantes. Além disso, a carta de apresentação pode ser mais pessoal do que o currículo, mais formal e impessoal.


Como deve ser o currículo? Deve ser grande e completo ou resumido?
O currículo não deve ser nem grande nem resumido, deve ser exato. Ou seja, todas as informações relevantes a seu respeito devem estar lá e todas as informações não importantes devem ser suprimidas. Esse é um assunto de suma importância para ser respondido em poucas linhas. Procure essa informação nas Dicas de Currículo, nesta seção do site. O mais importante, contudo, deve ser o seguinte: o currículo deve ser preparado por especialistas ( ou utilizando-se das dicas deles ).


Como são as dinâmicas de grupo e para que servem?
As dinâmicas de grupo são utilizadas em processos quando se tem muitos candidatos com currículo adequado e onde as entrevistas individuais tomariam muito tempo. É mais ou menos um teste onde só os melhores seriam aprovados e selecionados e que continuariam no processo. Portanto, trata-se de uma etapa eliminatória, como o currículo e como a entrevista que viria a seguir. As dinâmicas medem a atitude e habilidades dos candidatos em situações e simulações, onde criatividade, desempenho e adaptabilidade a determinados serviços são testadas. O mais importante numa dinâmica é estar sempre disposto, procurar participar dos exercícios e demonstrar seu valor.


Como devo me preparar para uma entrevista?
O processo de preparação para uma entrevista começa na escola. Em outras palavras, a preparação para a entrevista é todo o processo de formação de seu currículo e a entrevista é só a maneira de checa-las. Portanto, prepare-se antes e permanentemente. Na hora da entrevistas, relaxe, concentre-se nas perguntas, não faça brincadeiras, e procure responder adequadamente a todos as perguntas. Veja no livro O Meu Primeiro Emprego as várias ações preparatórias que você deve fazer antes de estar frente a frente com seu interlocutor.


Mesmo não fazendo parte da profissão que eu escolhi, ter conhecimentos gerais sobre todas as áreas pode ser importante?
Além de ser bom para se conseguir um emprego, possuir conhecimentos gerais é bom para você em todos os aspectos. Numa entrevista, além dos aspectos técnicos relacionados com a sua área de especialização pode ser um grande diferencial. Conhecer História, Geografia, Política entre outros assuntos é um forte fator formador do profissional que você virá a ser. Ter interesse em assuntos gerias é uma demonstração de que você está conectado no mundo em que vivemos e isso é visto positivamente pela maioria das empresas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe sua mensagem após o sinal....biiiiip...rsrrsrs

Assuntos